domingo, 29 de junho de 2014

Mascotes Padrão FIFA



Porque esse mascote horrível da Copa 2014 está sumido dos estádios?
Vamos conhecer um pouco desse personagem, e o seu nome de péssimo gosto.

O mascote "Fuleco" ou tatu-bola, é da família das bolas, conhecida como tatu-bola-da-caatinga, que encontra-se em estado de espécie ameaçada de extinção.
A origem etimológica do nome "Fuleco" é a união das palavras "futebol" e "ecologia".

Um pouco mais de pesquisa e outra pérola: "Fuleco" vem de tempos remotos do Brasil Colônia, era como os portugueses convidavam as escravas e as cortesãs para as diversões nas alcovas, esse apelido esteve muito em moda até os anos 40 quando perdeu seu uso. Anos mais tarde houve uma nova tentativa do nome ser aceito no dicionário “Aurélio” quando o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas proibiu que se falasse esse nome em locais públicos ou frequentado por mulheres, o que fez o termo cair no ostracismo.
Outras origens são ainda piores, causaram confusão e foram motivo de piada pela imprensa alemã. (aqui)

O jornal esportivo As, da Espanha, publicou na época, uma nota detonando a escolha.

“O Brasil cometeu um erro imperdoável quando designou Fuleco como mascote. O animal, feio como só pode ser um tatu, não reúne nenhuma das condições exigidas para um mascote, e não é amigável. Pensem no Brasil, e o tatu não estará nem entre as mil primeiras imagens evocadas pelo país, quase todas maravilhosas. A saber: futebol, samba, carnaval, garotas de Ipanema, Senna, rio Amazonas, caipirinha, Xuxa'', escreve o As, e finaliza com requintes de crueldade:

 “O papel de Fuleco deveria se representado pelo maior personagem brasileiro nos dias de hoje. Não nos referimos a Paulo Coelho, mas sim a Ronaldo, o feliz. Em seu perfil, encontramos o futebol, o samba, o carnaval, as garotas de Ipanema… Além disso, 'Ronie' se converteu ultimamente em um mascote de si mesmo, com alegria e risos permanentes, quase um desenho. Observem o ex-jogador ao lado de Fuleco: custa identificar quem é o boneco. Ronaldo sorri mais e conecta melhor, até parece mais suave. Ronaldo é Brasil e futebol'', completa o jornal.
Toma Fenômeno!


Fuleco é o de bermuda verde



O diretor de marketing da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Thierry Weil, comentou sobre o mascote: "Não apenas ele é conhecido e reconhecido pela grande maioria dos brasileiros, mas também parece ter construído um relacionamento com os fãs de futebol e tornou-se uma figura popular, ganhando assim um apelido carinhoso de 'tatu-bola'. Ele está rapidamente se tornando o mais bem sucedido mascote da Copa do Mundo FIFA de todos os tempos".
Não é o que estamos vendo.

O líder da Associação Caatinga, organização não governamental que propôs o tatu-bola como mascote da Copa, diz que a Fifa não repassou a verba destinada a preserva-lo e tentou um acordo de última hora com grupos que defendem a preservação do animal através de uma "proposta indecorosa" de R$ 300 mil, valor que foi recusado pela ONG, a FIFA diz ter oferecido US$ 300 mil.
Sim, 300 mil Obamas!

A Associação diz que a quantia seria a menor entre os patrocinadores da ONG, e o valor não teria impacto no programa de proteção do tatu bola.

Desde então a FIFA parece esconder o personagem,  está sumido e  fadado ao esquecimento. Não importa os motivos, é clara a falta de carisma do mascote. Mas existiram outros piores, vamos conhecer ou relembrar.




Tip e Tap (1974)


Tip e Tap eram dois garotinhos simpáticos que representavam a união alemã para a Copa de 1974. Na camisa de um deles estão as letras “WM”, que significam “Copa do Mundo” no idioma germânico. O número é referência ao ano do torneio.

















Naranjito (1982)

Em 1982, a Fifa inovou: colocou uma fruta (!!) como mascote da Copa da Espanha. Surgiu, então, Naranjito, a laranja que representou o Mundial de 1982. Foi a primeira, e até o momento, única fruta a ser mascote de Copa.













Pique (1986)




Se Naranjito, uma laranja, já foi ruim, os mexicanos resolveram chutar o balde. Uma pimenta com bigode e sombrero, batizada de Pique, foi o mascote da Copa do Mundo de 1986.










Ciao (1990)



Não contentes em colocar elementos da culinária como mascotes, os marqueteiros da Fifa lembraram da infância. Algo parecido com peças de Lego se tornou o mascote da Copa do Mundo de 1990, na Itália. Batizado de Ciao, que significa tanto “olá” quanto “tchau”, o mascote teve design futurista para a época. Mas que é estranho, é.








Nik, Ato e Kaz (2002)

Você sabe o que são essas coisas? Provavelmente nem japoneses e sul-coreanos, povos que sediaram a Copa de 2002. Fato é que Nik (roxo), Kaz (rosa) e Ato (amarelo) formam um time de futebol. Bizarro.






Nada é tão ruim que não possa piorar.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Planejamento e Execução de Uma Bolha


Dando continuidade ao tema do post anterior, no caso que ficou conhecido como "bolha do alicate".




São Paulo - "- Vamos colocar o plano em prática e aumentar a exposição.

- Beijo, te cuida, e quero ver o milagre da multiplicação das ações."

As mensagens acima foram trocadas em fevereiro de 2011, por e-mail, entre Rafael Ferri, fundador de uma empresa de investimento de Porto Alegre, a Quantix, e a jornalista Ana Borges, sócia da agência de comunicação Compliance.

O plano mencionado por Ana resultou, realmente, na incrível multiplicação do preço das ações da Mundial, uma fabricante paulista de válvulas, talheres, alicates e produtos de beleza.

Segundo uma recém-concluída investigação da Polícia Federal (PF), aquela troca de e-mails deu origem a uma das maiores fraudes do mercado brasileiro de capitais: a manipulação do preço das ações da Mundial em 2011.

Os policiais acusam Ana e Ferri, além de Michael Lenn Ceitlin, presidente da Mundial, e Pedro Barin Calvete, um profissional de investimento de Porto Alegre, de formação de quadrilha e manipulação de mercado. Ferri e Ceitlin também são acusados de uso indevido de informações privilegiadas.

Segundo o inquérito da PF, o esquema tinha como objetivo valorizar artificialmente as ações da Mundial. Antes da fraude, a empresa era inexpressiva na Bovespa. Seu valor de mercado não passava de 80 milhões de reais, o que fazia dela uma das 90 menores empresas da bolsa.

Além disso, seus papéis valiam centavos, não eram acompanhados por quase nenhuma corretora e recebiam pouquíssimas ordens de compra e venda. Depois da atuação deles, essa história mudou. Em junho do ano passado, por exemplo, o volume de negócios com as ações da Mundial superou o de Petrobras, OGX e Itaú.

Entre fevereiro e julho de 2011, as ações da empresa subiram 2950%. No mesmo período, o Ibovespa caiu 13%. Tinha cheiro de fraude. E, segundo a PF, era - o fenômeno foi apelidado pelo mercado de "bolha do alicate".

O relatório policial indica que o plano de manipulação das ações da Mundial nasceu no fim de 2010, quando Ceitlin e Ferri montaram um novo projeto de "comunicação com o mercado". Parte do plano, sempre segundo a PF, era maquiar os números da Mundial - justamente para ter algo de bom para "comunicar".

A empresa, que tinha uma dívida de cerca de 400 milhões de reais, teria incluído em seu balanço créditos a receber no valor de 279 milhões da Hércules, fabricante de talheres e utensílios de cozinha que também é controlada por Ceitlin.

No informe financeiro constava que a Mundial estava recebendo cerca de 30 milhões de reais em um ano da Hércules relativos ao pagamento dos juros dessa dívida. Só que, de acordo com a PF, apenas 1 milhão de reais havia sido pago em um ano.

Em seguida, a empresa contratou a agência Compliance, de Ana Borges, para apresentar a "nova Mundial" aos investidores. Jornalistas e analistas foram bombardeados com comunicados sobre uma reestruturação da empresa. Para reforçar a mensagem, o grupo marcou reuniões entre Ceitlin, presidente da Mundial, e investidores.

A primeira delas ocorreu na corretora Souza Barros no dia 6 de abril de 2011 - e foi intermediada por Clodoir Vieira, economista-chefe da corretora e marido de Ana. Durante meia hora, Ceitlin falou sobre como a Mundial aumentaria suas receitas, quitaria sua dívida e mudaria seus controles internos para passar a fazer parte do Novo Mercado, segmento que reúne as companhias mais transparentes da Bovespa.

No mesmo dia, os papéis subiram 24%. Ceitlin repetiu o discurso em pelo menos outras cinco corretoras e gestoras de recursos - Banif, Coinvalores, Geração Futuro, SLW e Socopa - nas seis semanas seguintes.

Com o burburinho criado em torno da Mundial e a valorização das ações, a empresa virou assunto no mercado financeiro: alguma coisa devia estar acontecendo com aquela companhia de que ninguém tinha ouvido falar.

Enquanto espalhavam que tinham um plano salvador para a Mundial, diz o relatório da PF, os acusados de participar do esquema inflavam artificialmente o número de negócios com as ações da empresa - de novo, para passar a impressão de que algo que elevaria o preço das ações estava prestes a acontecer.

O relatório da PF diz que Ferri comprava e vendia praticamente a mesma quantidade de papéis da Mundial todos os dias, por meio de diferentes corretoras - entre elas estavam Citi, Mirae e Votorantim -, para aumentar sua liquidez diária e, assim, chamar a atenção de mais e mais investidores.

Num único dia, ele chegou a dar 13000 ordens de compra e venda. Geralmente, era acompanhado por Calvete. Para ajudar a manter a empresa em evidência, Ana passou a divulgar fatos relevantes quase todos os dias. Segundo o relatório policial, a Mundial soltou 132 comunicados em 2011 - em 2010, foram 11 e, em 2009, apenas oito.

Esse tipo de prática irregular é chamado, no jargão do mercado, de pump and dump (algo como "bombar e descartar"). Também há indícios de que Ferri tinha acesso ao conteúdo dos comunicados antes de eles se tornarem públicos, segundo a PF. Os fatos relevantes normalmente se referiam a notícias com potencial de elevar a ação da Mundial.

Foi o que ocorreu em 18 de julho de 2011, quando a companhia anunciou que um fundo da gestora americana Yorkville Advisors investiria 50 milhões de dólares na Mundial - no dia seguinte, as ações subiram 15%.

Como Ferri se tornou tão próximo da Mundial? Segundo a PF, ele tinha cerca de 10 milhões de ações da empresa em 2010 e, em razão disso, tinha acesso direto a Ceitlin, que também era o diretor de relações com investidores da companhia. No primeiro semestre de 2010, Ferri pediu um estudo sobre a Mundial à empresa de análise de ações Empiricus, de São Paulo.

"Quando dissemos que seria impossível fazer a pesquisa, porque a empresa não divulgava resultados detalhados há anos, Ferri afirmou que ainda ouviríamos falar da companhia", disse um profissional da Empiricus a EXAME.­ Na época, Ferri era um dos donos da TBCS, empresa de investimento que havia fundado em Porto Alegre, mas acabou brigando com os sócios.

No final de 2010, Ferri saiu de lá e fundou a Quantix. Calvete, o outro acusado, o substituiu na TBCS - no fim de 2012, ele se tornou sócio da Q3 Investimentos. Procurados, Ana, Ceitlin e Ferri não quiseram se pronunciar. Calvete não retornou os pedidos de entrevista.

Agora, cabe ao Ministério Público avaliar as evidências coletadas pelos policiais e decidir se o caso deve ser encaminhado à Justiça. A PF interrogou 15 pessoas, analisou 30000 ­e-mails e avaliou em torno de 200 dias de operações com as ações da Mundial na bolsa.

Segundo o procurador da República José Osmar Pumes, responsável por avaliar o inquérito, a decisão do Ministério Público deve demorar, no mínimo, um mês, porque o caso é inédito - até hoje, a Comissão de Valores Mobiliários só analisou e puniu três casos envolvendo manipulação de ações, e nenhum deles foi parar na Justiça (as penas foram multas).

Segundo Pumes, as penas para os crimes de formação de quadrilha, uso indevido de informação privilegiada e manipulação de mercado variam de um a 16 anos de prisão. Se houver condenação, os envolvidos ainda podem ter de pagar três vezes o valor do lucro obtido com as irregularidades.

"Esse cálculo será feito com base no dano causado aos investidores", diz o procurador. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários, cerca de 9000 pessoas tinham ações da Mundial entre abril e julho de 2011, mas ainda não se sabe quantas tiveram prejuízo (a autarquia está calculando o valor).

Por enquanto, um grupo de cerca de 40 investidores diz ter tido um prejuí­zo somado de 15 milhões de reais com as ações da Mundial. Eles se reúnem, em geral, a cada 15 dias para trocar informações e preparar uma ação judicial.

Num desses encontros, realizado em São Paulo em fevereiro deste ano e acompanhado por EXAME, um dos integrantes, que é casado e tem dois filhos, mostrou os extratos de negociação de sua corretora para dizer que perdeu 500.000 reais com os papéis da empresa em quatro meses (ele não quis ter seu nome revelado porque sua família ainda não sabe o que ocorreu).

O consultor de tecnologia Ivan Nassif, de 38 anos, aplicou 200.000 reais nas ações da Mundial em abril e perdeu quase 80% em três meses. O gerente de planejamento Pedro Serpa Bonfim, de 40 anos, perdeu 70.000 reais, quantia que havia conseguido com a venda de uma pequena casa. "Até hoje, tenho trauma. Tive de me tratar com um psiquiatra", diz.

A vida pós-bolha

Aplicar uma parcela relevante do patrimônio em ações de uma empresa pouco conhecida e que estava tendo valorização fora de qualquer padrão na bolsa é arriscar demais. Como as ações despencaram de uma hora para outra, alguns desses acionistas dizem que tentaram vender os papéis quando eles começaram a cair, mas não conseguiram.

"Estava todo mundo vendendo, e só consegui me desfazer do que tinha quando já havia acumulado uma perda de 40%", diz o carioca Paulo Roberto do Canto Fraga, gerente comercial, que diz ter perdido 100.000 reais em três dias. No exterior, as agências reguladoras ou as próprias bolsas de valores costumam suspender a negociação de ações quando os volumes saem do padrão.

Aqui, isso não ocorreu. "Apesar de o volume de transações atípico ter sido detectado em abril de 2011, não era possível tomar uma medida mais drástica, interrompendo as negociações das ações, porque a CVM ainda não tinha indícios suficientes de que se tratava de um crime financeiro", diz Julya Sotto Mayor Wellisch, subprocuradora da CVM responsável por investigar o caso.

As ações da Mundial continuam sendo negociadas normalmente na Bovespa, com o mesmo volume de transações de antes. Seu valor de mercado caiu para 65 milhões de reais. À frente da empresa, Ceitlin mantém o plano de levar a companhia ao Novo Mercado. Para especialistas, o caso da Mundial deveria servir de estímulo para melhorar a fiscalização do mercado financeiro nacional.

A Bovespa informou estar estudando a adoção de regras mais rígidas para a migração de empresas para os segmentos especiais de governança corporativa. De 2000 até hoje, a CVM condenou três casos de manipulação de ações. A SEC, que fiscaliza o mercado de capitais nos Estados Unidos, julgou e encaminhou à Justiça cerca de 400 processos.

Aqui, só houve duas condenações por outro tipo de irregularidade, o uso de informações privilegiadas - de dois executivos da Sadia que compraram ações da Perdigão antes de a Sadia fazer uma oferta para comprar a empresa em 2006 (mais tarde, ambas formaram a Brasil Foods)­.

O ex-diretor Luiz Gonzaga Murat Júnior e o ex-membro do conselho de administração Romano Ancelmo Fontana Filho foram condenados à prisão em 2011, mas a pena­ pôde ser substituí­da por prestação de serviços comunitários.

Nos Estados Unidos, o investidor cingalês Raj Rajaratnam, presidente do fundo de investimento Galleon, que ganhou 64 milhões de dólares usando informações privilegiadas, foi condenado em outubro de 2011 a 11 anos de prisão e a pagar uma multa de 93 milhões de dólares, a maior já aplicada pela SEC.

"O caso da Mundial é uma oportunidade de acabar com a impunidade", diz Gilberto Mifano, ex-presidente do conselho de administração da BM&F Bovespa. Seria um bom legado da "bolha do alicate".
Fonte: Exame.com


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Micos e Bolhas

"Para toda bolha existe um alfinete à espreita, e quando os dois enfim se encontram, uma nova onda de investidores aprende algumas das lições bem antigas." Warren Buffett




Uma bolha especulativa forma-se num mercado quando a única coisa que sustenta a progressão do mercado é a entrada de novos participantes, num esquema em pirâmide natural. Visto que o número de participantes possível é finito, todas as bolhas possuem um final previsível ainda que geralmente seja difícil de estabelecer o seu momento.

Assim acontece com a cotação das ações negociadas em bolsa de valores. Quando ocorrem sucessivas altas, muitas pessoas sem experiência em mercado de capitais se aventuram a investir em ações, e, conforme a lei da oferta e da procura essa grande demanda faz os papéis subirem ainda mais, inflando artificialmente a "bolha". Em determinado momento, os grandes investidores, ou aqueles que conhecem o mercado, percebem que os valores estão irreais e que os riscos de desvalorização aumentam e então começam a vender suas ações, levando a queda dos preços, provocando assim o estouro da bolha.

Nos últimos dias vimos uma excitação enorme nos fóruns de sardinha e movimentos surpreendentes de alta na All Ore Mineração S/A (AORE3), micro cap pré-operacional do setor de mineração, sem liquidez e com P/L negativo.
Indagada pela BM&FBovespa acerca do motivo desta disparada, a empresa manifestou-se dizendo que desconhece qualquer fato que possa justificar as oscilações,  mas que interpreta a movimentação como "ajuste natural dos preços após o recente leilão de venda realizado por um investidor minoritário", realizado em maio e que culminou na derrocada de mais de 90% no preço das ações. Pode ser.

Mas tudo isso me fez lembrar, claro que em maior escala, de uma das maiores bolhas já vistas no mercado, que ficou conhecida como "bolha do alicate".
A bolha do alicate foi uma bolha especulativa ocorrida no mercado financeiro brasileiro em 2011. O nome "alicate" deu-se pelo fato da bolha envolver a empresa gaúcha, fabricante de alicates e produtos de cozinha, Mundial S.A. (MNDL4)
Foi uma manobra criada entre uma empresa de investimento de Porto Alegre, uma agencia de comunicação e o presidente da Mundial.

Vários absurdos foram criados para ajudar a inflar essa bolha, dizia-se que seria convidada a integrar o índice, e até que seria comprada pela Apple. Uau!

Reportagens da época transmitem o grau de insanidade. 

A bolha ocorreu no primeiro semestre de 2011 quando as ações da Mundial valorizaram em torno de 1.400%, elevando o valor de mercado da empresa de 77 milhões de reais para mais de 1,4 bilhão de reais em poucos meses.
No total de fevereiro a julho de 2011 as ações tiveram valorização estratosférica de 2950%!!!
No mesmo período o Ibovespa caiu 13%.

E não poderíamos nos beneficiar dessas altas também?

O ideal é ignorar esse tipo de empresa, mas eventualmente pode se beneficiar desse movimento com responsabilidade e sabendo o que está fazendo, se agir como sardinha deslumbrada achando que vai ficar rico suas chances são zero!
Esse vídeo do Bastter elucida bem isso.







Para se manter em evidencia, a empresa passou a divulgar fatos relevantes quase que diários, foram 132 somente em 2011.

Com o estouro da bolha em agosto de 2011 as ações da Mundial caíram mais de 85% em apenas uma semana e em menos de um ano a empresa registrou seu menor valor de mercado histórico.




Em novembro de 2012 o ministério público federal do estado do Rio Grande do Sul ofereceu denúncia contra 10 pessoas envolvidas na bolha do alicate. Eles foram denunciados por formação de quadrilha, manipulação do mercado financeiro e uso de informação privilegiada. Entre os denunciados estão o ex-presidente da Mundial Michael Ceitlin e agentes autônomos da Comissão de Valores Mobiliários.

Em abril de 2013 todos os dez denunciados foram considerados culpados em primeira instância por manipulação do mercado financeiro. A pena ainda não foi proferida pelo juiz de primeiro grau, pois ainda depende que a Comissão de Valores Mobiliários informe o total ganho com a fraude.


Os dez envolvidos ainda respondem na justiça pelo crime de uso de informação privilegiada e foram inocentados pelo crime de formação de quadrilha.

O próximo post mostrará como essa bolha foi planejada e executada.

Abraço a todos!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Levanta e Anda: A Copa dos Milagres

No país do jeitinho, impera a lei de Gerson, fotos de falsos cadeirantes assistindo a jogos nos estádios circulam na internet. São os mesmos espertos que sonegam impostos, estacionam em vaga de deficiente, subornam guardas de trânsito, fazem uso de "tv a gato", e depois reclamam da corrupção e dos políticos.


Questionado a respeito da falcatrua, o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil responde com ironia e promete rigidez da entidade em caso comprovado de fraude.

"Se alguém vem ao jogo em uma cadeira de rodas, mas se levanta e começa a comemorar, não sei dizer se isso é um milagre. Mas posso afirmar que se virmos isso acontecer iremos até essas pessoas e vamos retirá-las do estádio junto com a cadeira de rodas", afirmou o dirigente.




Os ingressos para cadeirantes na Copa, além de mais baratos, dão direito a um acompanhante, o que seria suficiente para motivar possíveis golpistas. Thierry Weil explica, no entanto, que os critérios para venda desses bilhetes são os mesmos utilizados pelo governo brasileiro para identificar portadores de necessidades especiais.

"Os critérios são os mesmos de todo lugar e nos foram passados pelo governo brasileiro. Essas pessoas precisam ter um adesivo em seus carros dizendo que elas têm necessidades especiais. E repito, brincadeiras sobre milagres à parte, que essas pessoas devem sempre trazer atestados médicos ou outros documentos que comprovem suas condições", explicou.

Enquanto a polêmica continua, no entanto, é preciso registrar que existem situações legítimas em que um cadeirante pode ter condições de ficar de pé ao menos por alguns momentos. Muitos portadores de necessidades especiais, inclusive amputados, se locomovem no dia a dia usando muletas, mas em ambientes com grande aglomeração de pessoas, a cadeira de rodas é uma opção mais confortável e segura. Nesses casos, portanto, não existem quaisquer milagres ou fraudes.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Perdas e Consequências


As perdas existem em vários segmentos como: sentimental, financeiro, social, etc, geralmente desencadeadas por maus negócios, desilusões amorosas/afetivas, doenças e sei lá, não vou me aprofundar muito pois não tenho conhecimento de psicologia ou comportamento humano, o pouco que sei é a grosso modo, sou um eterno aprendiz, como diria o filosofo: "só sei que nada sei."

Mas esse tema está diretamente ligado ao post anterior onde eu citava o encontro que tive em 2011 com um ex funcionário do Sr. Miyagi, o que ele relatou me abateu muito na época; o Sr. Miyagi tinha cometido suicídio.

PQP, não conseguia acreditar naquilo, pedi detalhes daquela tragédia, o cara disse que era a segunda vez que ele havia tentado, na primeira vez tinha enchido a cara com comprimido tarja preta e conseguiram socorrer a tempo, dessa vez foi sem chance, encontraram ele pendurado com uma corda no pescoço amarrada  no quintal de casa. Quase caí ouvindo aquilo.

Não entendia como um cara legal como ele, cheio de planos e ambições foi cometer tamanha bobagem.

Perguntei se ele sabia o motivo, se tinha deixado alguma carta de despedida,  ele disse que a família pouco comentou, somente que ele passava por uma crise de depressão. Esse ex funcionário suspeitava de traição por parte da mulher, já que ultimamente ela estava trabalhando em uma firma e mudado muito de comportamento, andava agora toda produzida.
Uma mulher aparentemente simples, que de repente passou a usar batom até pra comprar pão na padaria.
E isso é só o que ele via.

Fui conversar com o cunhado do Sr.Miyagi, que tinha restaurante em Santo André,  me disse que as causas da depressão e suicídio foram financeiras, que ele estaria quebrado e por essa razão a mulher foi obrigada a ir trabalhar.
É lógico que ele disse isso, se tivesse confirmado a traição estaria atestando que a irmã era uma vadia.

Mas se o Sr.Miyagi suspeitava de algo, porque ele não colocou essa vagaba pra correr ao invés de fazer merda? Será que realmente ele tinha quebrado na emenda, a ponto da mulher ter que ir trabalhar? O que tinha ocorrido com os planos do caminhão na transportadora?
São respostas que talvez nunca terei.

O fato é que no ano passado eu vi ela própria no shopping ABC acompanhada de um beta tão feioso, que me colocou em dúvida se foi mesmo traição. Foi extremamente constrangedor, a fera passou por mim fingindo que não me conhecia e foi embora.

Como disse acima, não sou psicologo nem entendo nada de comportamento suicida, mas particularmente não acredito em tentativa falha de suicídio, não digo só nesse caso, mas no geral.
O pretendente a suicida, ao provocar essa "falha" pretende chamar atenção para algo que o oprime,  ele esta mandando uma mensagem para que os causadores desse mal corrijam os erros, e que sua voz seja ouvida, do contrário ele tem sim, coragem para dar cabo a própria vida.
Essa primeira "falha" é um pedido de ajuda.
Geralmente a segunda tentativa nem se compara a primeira, tamanha a brutalidade e poder de exito.
Com certeza é a pior atitude que o ser humano pode tomar, e jamais,  em qualquer circunstancia  deve ser tomada.


Mas será que aquelas perdas passadas desencadearam tudo isso?
Possivelmente foram o gatilho, associada a ganância de ficar rico rápido e trocar o certo pelo duvidoso, formaram  um coquetel explosivo. É claro que isso não justifica uma possível infidelidade, mas foi a consequência.
Se tudo desse certo, nada disso tinha acontecido.
Algo que poderia ser evitado se a ganância não tivesse cegado o bom senso.
Agora já era.

Sr. Miyagi, descanse em paz!













terça-feira, 17 de junho de 2014

O início do mané - parte II

"O mercado, ao contrário de Deus, não perdoa aqueles que não sabem o que fazem"  W.Buffett.



Bolsa de Valores é uma selva. 
Você não entraria na selva sem antes procurar saber o que pode encontrar lá. Pelo menos levaria um rifle, munição, lanterna, bússola, e no mercado é a mesma coisa,  preparação é o básico. Em ambos os casos, tanto na selva quanto no mercado, você pode sair seriamente mutilado, em casos mais extremos, até o game over, daí já era irmão.
Descanse em paz.
É muito caro ser ignorante, mas o iniciante mané é mentalmente preguiçoso. 
Lê alguns artigos na internet sobre análise técnica e fundamentalista e com isso acredita que está apto para investir de forma correta, compra ações de empresas que não valem nada,  mas num mercado altista, o mané ganha dinheiro e fica com sensação de ter o controle do mercado, quando na verdade não sabe o que está fazendo.

Com a crise econômica na União Européia em 2010, todas as bolsas do mundo apresentaram forte recuo. Sardinhas que entraram na alta do ano anterior e nunca passaram por esse cenário, enfrentariam agora uma nova e assustadora realidade.

Eu e o Sr. Miyagi da postagem anterior, vinhamos alternando pequenos ganhos com altas perdas, os "trades" eram  cada vez mais desanimadores, e a situação dele era bem pior que a minha, pois tinha a mulher dele também quebrando a cara, porém talvez por intuição de mãe, mulher, sei lá, fazia burradas em menor escala que o sardinha arrimo da casa.
Enquanto criávamos as técnicas mais absurdas, íamos devolvendo nossos lucros. 
Ele agora iria vender seu pequeno comércio, não em razão das perdas na bolsa, (assim ele disse) mas para financiar um caminhão zero e colocar numa transportadora para frete, o cara tinha umas neuras de dar a grande tacada, vivia tentando tudo ao mesmo tempo.
Ele se mudou e eu nunca mais iria vê lo.

Mais tarde,  em 2011, encontrei com um cara que tinha sido funcionário do Sr. Miyagi e me revelou algo surpreendente, no próximo post eu comento sobre isso.

Enquanto isso, eu continuava sardinhando no meio dos tubas.
Abaixo reproduzo essa trajetória descrita com maestria pelo nosso amigo Bastter.

A Trajetória do sardinha deslumbrado na bolsa

1 - Não tem a mínima idéia do que seja bolsa ou renda variável e não tá afim de estudar afinal é esperto
2 - Resolve frequentar um fórum de bolsa
3 - Lá ta um histerismo que a ação MERD4 vai bombar
4 - MERD4 ta 0,13 e os analistas, gurus de fórum, etc estimam que vá no minimo a 2,30 em duas semanas
5 - Compra 1000 reais de MERD4

6 - Não planeja nada, não sabe o que ta fazendo, não sabe nem o que MERD4 produz, não tem plano, não tem alvo de lucro, não tem stop, não tem nada
7 - MERD4 vai a 0,23 e sai um boato que a APPLE vai comprar MERD4
8 - Coloca mais 10.000 reais em MERD4
9 - MERD4 vai a 0,55 e o Sardinha deslumbrado sem plano ta ganhando um dinheirão mas como só interessa ficar rico em um trade, ao invés de realizar o lucro ele coloca mais
10 - Vende a Casa, pega dinheiro emprestado, vende a mulher e os filhos e coloca tudo em Termos de MERD4
11 - MERD4 vai a 0,79 e Sardinha deslumbrado ta ganhando de montão mas ainda assim não realiza porque já largou o emprego para viver de MERD4 então tem de ganhar nesse trade para nunca mais trabalhar.
12 - Sai um boato que MERD4 vai entrar para o IBOV
13 - MERD4 cai para 0,65
14 - Não tem problema é apenas uma realização saudável
15 - MERD4 cai para 0,58 a ainda dá para sair no lucro mas como sardinha deslumbrada tava ganhando muito mais não vai sair agora
16 - MERD4 cai para 0,43 e ainda da para sair no zero a zero mas isso sardinha deslumbrada não quer e aliás ele não tem isso no planejamento, o único plano dele é ficar rico neste trade.
17 - MERD4 cai para 0,30 - Assim não pode, assim não dá, isso é manipulação dos Tubas! Mas a mim eles não vão pegar. A este preço eu não vendo! Depois vão comer na minha mão quando voltar a subir! Não sou otário de vender a estes preços.
18 - MERD4 cai a 0,25 e Sardinha deslumbrada não tem mais margem então a corretora zera os termos e todas as operações alavancadas sobrando só a parte comprada na ação.
19 - MERD4 cai a 0,17 mas não tem problema porque agora sou investidor e a empresa é muito boa.
20 - Sai uma notícia que MERD4 não produz nada há 18 anos, é apenas uma CNPJ e seus donos estão presos no Paquistão.
21 - MERD4 cai a 0,08.
22 - Sardinha deslumbrada diz, agora não vendo mais, vão morrer comigo!
23 - Sai uma noticia que MERD4 vai ser reestruturada, com nova direção e trabalhar em um novo segmento do mercado.
24 - Sardinha deslumbrada fica exultante com a notícia, o histerismo no fórum volta então ele resolve pegar sua ultima reserva e fazer PM
25 - MERD4 dá uma puxada até 0,30 e Sardinha Deslumbrada pode sair no lucro na ação mas quer recuperar o prejuízo dos termos então não sai, alem do mais com a reestruturação da empresa o céu é o limite!
26 - MERD4 cai para 0,22
27 - Tão derrubando para comprar mais barato. Os tubas só souberam agora da resstruturação então eles estão derrubando para comprar de montão mais barato e depois o papel vai disparar
28 - MERD4 cai para 0,15
29 - Começou a roubalheira de novo!
30 - Sardinha deslumbrada se junta com um grupo de amigos do fórum histérico e desenvolvem uma estratégia infalível para o papel subir que é convencer a todos a tirar as ordens de venda da pedra para ferrar com os Tubas.
31 - MERD4 cai a 0,07
32 - Agora sou Holder, nem olho mais a cotação!
33 - MERD4 vai a 0,03
34 - A CVM não vai fazer nada não????
35 - MERD4 vai a 0,02 de onde não sai nunca mais.
36 - Sai notícia que o Banco FUIMASNÃOVOLTEI vai aumentar sua participação na empresa
37 - CVM abre investigação sobre as operações com a empresa
38 - MERD4 está em um canal entre 0,02 e 0,03. Analistas Técnicos do Fórum Histérico traçam um FIBO que projeta o papel a 38 reais.
39 - Sardinha deslumbrado estuda alternativas para recuperar o prejuízo
40 - depois de muito pensar, decide pela melhor estrategia:

Recuperar o prejuízo que teve em MERD4, comprando BOST3

Agora Vai!
____________________________________________ 
Texto original: Mauricio Hissa (o Bastter).








domingo, 15 de junho de 2014

Onde tudo começou, o início do mané

Olá pessoal, sou o Operador Sardinha, opero de forma amadora desde 2009 e através desse blog vou narrar um pouco sobre meus erros de sardinha deslumbrada e mané na Bolsa. Isso é muito comum em principiantes e acabam expulsando muitos investidores.

Um pequeno resumo do meu começo nessa primeira postagem.

Tive a infelicidade de começar a operar em pleno bull market, o mercado se reerguia da crise sofrida no ano anterior e tudo subia, não interessava o segmento, empresas boas e ruins escalavam topos lado a lado.

Um amigo sardinhão já operava havia uns 6 meses e cogitava até em largar o emprego, ganhava dinheiro a rodo, estava totalmente deslumbrado e contagiava a todos com seus ganhos, inclusive sua mulher, que cresceu os olhos nos ganhos do marido e abriu uma conta só pra ela na corretora,  se revezava entre afazeres domésticos e trades, um olho na panela e o outro no home broker. Putz...

Eu perguntava como aquilo funcionava e ele respondia que era fácil, não tinha segredo algum, era só comprar e vender, um comercio como outro qualquer, e se eu tivesse interesse em operar ele prontamente me ajudaria apesar de achar desnecessário visto a simplicidade do negocio.
A estratégia era sempre a mesma, compra por 10, vende por 11 em poucos dias, recompra lá embaixo novamente e assim sucessivamente até morrer.
Com um "mestre" vitorioso na retaguarda, porque eu ficaria de fora dessa?

Tâmo junto, irmão!


A primeira operação


Era o mês de outubro, tinha acabado de ser demitido após um corte enorme de funcionários, fruto ainda da crise do ano anterior, mandei correndo a documentação para a corretora, não tinha tempo a perder, cada dia sem operar é dinheiro que deixava de ganhar.
Pra piorar (será que era mesmo?), a corretora embaçava para liberar o HB e a Caixa Econômica entrou em greve, retendo meu saldo no FGTS e a multa de 40%.
Enquanto aguardava, torcia para não enlouquecer e ouvia atentamente as "instruções" do Sr.Miyagi.



Depois de uma semana,tudo ok, HB a disposição, grana liberada pela Caixa  já na corretora, era hora de tirar a virgindade investidora desse pobre escriba que vos escreve, e como tal, vivia um mix de afobação, euforia e inexperiência.
A dica do "professor" era USIM, era a que ele operava no momento, e eu estava viajando no HB, liguei pra ele e perguntei:
-Qual USIM? Tem a 3 , 5 e 6.
Ele:
-Não lembro bem agora, tô no trabalho, mas acho que é a 5. Quanto que tá a 5?
Eu:
-41.
Ele:
-Então é essa mesmo,tô falando pra você, peguei ontem por 40. Pega logo essa porra, ela sempre bate em 45 e retorna pra 40.
O mestre falou, tá falado.(ou falido) 
Comprei 1k de USIM5.

O primeiro ganho


Poucos dias depois estava eu feliz da vida, tinha ganho 4k em pouco tempo e sem nenhum esforço, era muito mais o que ganhava por mês trabalhando feito um escravo.
Porque não conheci essa máquina de fazer dinheiro antes?
 Agora estava livre, não precisava mais acordar cedo e trabalhar feito um eunuco casto, chega de ajudar os outros a serem ricos, agora EU vou ficar rico. 
O "mestre" Miyagi também tinha encerrado a operação com um lucraço  e agora estudava outros trades, vendo minha empolgação ele ria e falava quase aos berros:
-Eu não falei? Eu não falei? "Yo soy yo"! Mané!
Realmente ele tinha razão; eu era um verdadeiro mané!
Aliás, nós eramos manés, deu certo por pura cagada!

Se desse tudo errado, talvez a estória seria outra.
A pior coisa pra um sardinha, é ganhar de cara e sem saber porque, ganhar fazendo bobagem.
Mas eu não queria nem saber, não queria nem me aprofundar no assunto, achava aquilo tudo muito careta.
Achava que dando lucro tava bom.
 Pra que estudar a bagaça? Não tem como perder vendendo mais caro do que se compra, até um bebê faz isso, e blá blá blá e coisa e tal..

Será mesmo?

















Se liga, vacilão!
O dinheiro não aceita desaforo.

No próximo post eu conto mais.

Abraço a todos!