sexta-feira, 26 de junho de 2015

Carteira do Sardinha Atualizada

Composição atual do Sardine's Investment Fund (Fundo Verde é pra fraco).
Fundo sem taxa de administração, gestão transparente e cotistas plenamente satisfeitos. rs
Infelizmente é fechado ao público.







Sempre tentando estabelecer um equilíbrio entre todas as categorias, evitando que um setor nunca sobressaia sobre outro e atinja uma proibição de aportes. Com a recente alta dos FIIs (e que altas!) voltaram os aportes nas ações, até recentemente esse ciclo estava invertido.

















Ações






Algumas empresas com uma dificuldade maior que a outra devido ao atual momento econômico, mas no geral são todas grandes em seus setores e já enfrentaram todo tipo de adversidade. Algumas como CCR, Eternit e Marcopolo estão comigo há anos e não pretendo desfazer de nenhuma delas.





















Empresas diversificada entre vários segmentos. Crescimento e dividendo, cada qual com sua função. Consumo cíclico e não cíclico, financeiro, construção, transporte, bens industriais e utilidade pública convivem de forma harmônica.














Fundos Imobiliários





Todos são ótimos fundos, e como foram comprados de forma agressiva num momento de extrema baixa, a maioria vem entregando rendimentos acima de 1% a.m. Com os semestrais de FIIP e RBRD, no consolidado anual beira 13%, mas é claro que com novos aportes nesse ciclo de alta esse número tende a cair.










No gráfico, lajes corporativas (TRIPLE A) são ligeira maioria, mas na pratica são varejo e logística através dos simétricos FIIP e RBRD e parte do KNRI e HGRE quem lidera o segmento. São ótimos imóveis, ótimos inquilinos, contratos longos e baixa vacância. Como regra de gestão, fundos de papel e fundos de fundo não entram.










Títulos Privados - LCI/LCA










                                                   Confesso que até um passado recente nunca havia ouvido falar e não sabia sequer da existência desses micro-bancos, mas em conversa com a corretora (ai ai ai) foi me passado que são bancos que concentram suas operações em pessoas jurídicas, por isso são desconhecidos da grande maioria, e que antes de terem seus produtos ofertados, passam por uma análise minuciosa da corretora, onde são averiguados os últimos balanços. Hesitei e quase desisti, mas as taxas atrativas da época e principalmente o respaldo do FGC me convenceram do contrario.







LCI  Tricury  taxa 100% do CDI venc 02/2016
LCA Fibra     taxa   99% do CDI venc 02/2016
LCI  Máxima taxa   99% do CDI venc 04/2016









LC / Letra de Crédito


Essa é outra que se não fosse o FGC eu passaria longe. Financeiras carregam um risco muito superior a qualquer banco pequeno, e como compensação o premio risco/retorno aumenta, mas interessante nessas LCs é que possuem liquidez diária.
LC Agiplan taxa 104% do CDI venc 04/2017





Agora é focar nos aportes e torcer para o FGC não ser acionado. rs
Abraço à todos.