quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Estratégia

O conceito de estratégia,

em grego: strategía
em latim: estrategia
em francês: stratégie
em inglês: strategy
em alemão: strategie
em italiano: strategia
em espanhol: estrategia

Os senhores estão anotando?

zzzzzzzzzzzzzzzzzz

senhor zero cinco, tenha bondade...


Amigos, como podem notar estamos a cada dia mais sendo bombardeados por todo tipo de más noticias, e o pessimismo generalizado parece ter se instalado de vez na nossa economia e politica.
É perda de grau de investimento, corte de rating, corrupção, desvios, descontrole da inflação, aumento de juros, recessão, dolar desenfreado, baixo crescimento industrial, desemprego, mensalão, petrolão, lava-jato, estagnação financeira, baixa arrecadação, queda no consumo, retrocesso econômico, enfim, é crise e problemas que não acabam mais,  até mesmo a palavra impeachment, em desuso desde a década de 90, voltam ao noticiário e vocabulário habitual, e ninguém sabe onde isso irá parar.

Em virtude de todo esse caos e parafernalha, várias mídias especializadas ou não, passaram a divulgar e incentivar todo tipo de "estratégia financeira" visando conter perdas pela inflação, muitos investidores também passaram a desenvolver vários métodos próprios de defesa e passaram a migrar suas economias visando potencializar os ganhos, aproveitando-se dos altos juros e do dolar em disparada, outros resolveram conter/diminuir os aportes devido ao clima de incertezas.
Todos com suas estratégias.


Pois eu também tenho minha própria "estratégia", eis o que farei:






Sim, absolutamente nada.

Assistirei impassível o desenrolar dos fatos e continuarei com a mesma disciplina que tenho seguido nos últimos anos, pode o Ibovespa derreter até os 30k pontos ou a SELIC explodir a 20% e continuarei tranquilo e focado no meu compromisso de trabalhar, poupar e investir, não importa o cenário.
Nada contra a pratica de gestão ativa, nem tenho dúvidas que uma migração de recursos pode trazer resultados melhores no curto prazo, mas como meu foco é no longuíssimo prazo, vou manter meu capital e consequentemente aumentar exposição, continuarei comprando normalmente  RF, FIIs e ações (desde que mantenham os fundamentos, é claro), e todos com a vantagem de preços atrativos devido ao cenário nebuloso.


Vejam o resultado interessante desse estudo da Fidelity Investments (sim, a mesma do Peter Lynch) sobre quem perde os melhores dias do mercado tentando fazer timing.

- Período: 32 anos - de 01/01/1980 a 31/12/2012
- Valor inicial: $10 mil
- Índice: S&P 500





Notem que bastou ficar de fora dos 10 melhores dias para ter o potencial de lucro reduzido para menos da metade, isso porque a S&P 500 é uma bolsa forte, agora vamos para um exemplo mais gritante ainda, dessa vez na nossa Bolsa.


- Período: 20 anos - de 01/01/1995 a 31/12/2014 (todo o período do Real até o ano passado)
- Valor inicial: R$ 10 mil.
- Índice: Ibovespa




Cada barra exclui o melhor dia da série.

- Se perdesse os 3 melhores dias, teria apenas metade (R$ 58 mil)
- Se perdesse os 9 melhores dias, teria apenas um quarto (28 mil)
- Se perdesse os 16 melhores dias, teria apenas um oitavo (R$ 15 mil)
- Se perdesse os 21 melhores dias, teria apenas o valor inicial (R$ 10 mil)
- Se perdesse mais do que isso, já teria rentabilidade negativa.

Ou seja, bastou ficar de fora, em média, um dia por ano para jogar todo o ganho no lixo.

Ressaltando que os melhores dias costumam estar bem próximos dos piores dias, a volatilidade maior causa ambos.
Não é a toa que sair na época de volatilidade, provavelmente nos piores dias, causa também a perda dos melhores dias.

Por isso eu sigo confiante dentro dessa minha "estratégia" e não pretendo mudar, investimento prático, simples e eficaz, o tempo e dinheiro que eu perderia gastaria tentando fazer timing de curto/médio-prazo eu uso com minha família e com o meu trabalho.
E sem stress, a minha saúde agradece.

10 comentários:

  1. Só precisam fazer esse mesmo teste, perdendo os piores dias.

    Quanto a mais seria ganho estando de fora dos 'circuit breaks' da vida?

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho salvo um gráfico que ilustra a perda dos piores e melhores sequencialmente e não difere muito dos acima.
      Para o holder não há nada melhor que os circuits, isso adianta e muito a IF.

      Abraço

      Excluir
  2. Belo post sardinha, penso o mesmo que vc sobre o longo prazo.

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, continua firme e o tempo se encarrega do restante.

      Abraço

      Excluir
  3. OS,

    Perfeito, seu post está simplesmente magnífico! Concordo com cada linha que você escreveu e a minha estratégia é igual a sua. Comprar mensalmente ações, FIIs e TD, independentemente de qualquer coisa e reinvestir TODOS os proventos recebidos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, IL, investimento é uma coisa tão simples e o pessoal faz um rolo impressionante, depois não sabem porque tiveram resultado pífio e dizem que bolsa é cassino, manipulação, armação de tuba. hehe

      Abraço

      Excluir
  4. Fala Sardinha


    Essa desacelerada da economia chinesa essa semana é uma excelente oportunidade pra buy n'hold. Se eu ainda estivesse na bolsa, provavelmente aproveitaria pra comprar alguns papéis. Ótimo artigo.


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rover, prazer em revê-lo, estamos diante de uma bela janela de compra, BBAS com um precinho super camarada, um banco do porte do BB sendo negociado com 40% de desconto é uma verdadeira promoção, e acho que vem mais paulada pela frente, oremos. rs

      Abraço

      Excluir
  5. Estamos numa boa hora de separar os homens dos meninos.

    Todos tem esse bonito discurso, de trabalho, disciplina e poupança.
    Vamos ver quem vai aguentar essa crise, essa montanha-russa de taxas, valorizações, perdas,quebras, notícias ruins....é depois de uma dessas, que sabemos quem leva jeito pros investimentos, quem vai continuar comprando no fundo (ações, FII's) e não fazendo o que a maioria vai fazer: se desesperando e vendendo tudo.

    ResponderExcluir