terça-feira, 5 de agosto de 2014

Junk Bond: Valdivia


De El Mago para El Mico

Osório Furlan Jr, de 69 anos, é um sólido empresário na área de importação de vinhos. Trabalha nessa área há 44 anos e nunca teve problemas. Nada que possa se comparar com o infortúnio que foi sua única incursão no mundo do futebol. Em 2009, ele depositou 2,16 milhões de euros na conta do Palmeiras, seu time de coração. Estava ajudando na repatriação de Valdivia. O valor correspondia a 36% dos 6 milhões de euros que o Palmeiras pagaria ao Al Ain, dos Emirados Árabes, pelo jogador.

“Agi com o coração e não com a razão. Valdivia foi o maior mico da minha vida empresarial. E o maior mico da história do Palmeiras. Nunca joga, vive machucado e não dá retorno”, diz Furlan, que viu, nos últimos tempos, ressurgir a possibilidade de recuperar o investimento.

A proposta de 5,5 milhões de euros do Al Fujairah, da cidade de Dibba Al-Hisn, também nos Emirados Árabes, surgiu como um bálsamo. “Bem, eu já havia dado esse dinheiro como fundo perdido. Então, o advogado André Sica me mandou um email no dia 14 de julho perguntando se eu concordava com os valores oferecidos, 5,5 milhões de euros em cinco parcelas. Aceitei, é claro”.

O que parecia resolvido, enrolado está. O negócio não foi fechado até agora, para desespero de Osório. “Ninguém sabe onde está o Valdivia. Não sei se contrato o Hercule Poirot (detetive de ficção, criado por Agatha Christie) ou se faço um cartaz de Procura-se, vivo ou morto, com a cara dele, como no velho Oeste”.

Ele não consegue falar com o presidente Paulo Nobre. Irritou-se ao ver Brunoro na televisão dizer que “por questão jurídica, não pode falar nada sobre o assunto” e, ao falar com André Sica encontrou outro interessado no caso que nada sabe sobre o paradeiro atual de Valdivia.

Osório, de tanto pensar, acha que descobriu o que está pegando. “Quando o Palmeiras contratou o Valdivia, ficou acertado que o Al Ain receberia uma multa de 2 milhões de euros se ele fosse vendido para outro time árabe. No email que recebi do André Sica está dito que o Al Fujairah bancaria esse dinheiro. Acho que voltaram atrás. E o Palmeiras também não deve querer pagar. Isso é o que eu acho, porque ninguém me dá a mínima satisfação”.

O contrato de Valdivia termina em agosto de 2015. Até lá, Osório ainda sonhará com a transferência. “Eu ainda acho que vai sair alguma coisa agora, mas se não der certo, fazer o quê? Vai ser o único vinho amargo da minha vida”.

Resumo:  Investiu 2,16 milhões de euros em 2009 e agora em 2014 espera recuperar 1,98 milhões.

Investimento ruim existe em todo lugar.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é, Fábio, depois do mico-leão-dourado, chegou a vez do mico-porco-verde. hehe

      Abraço

      Excluir
  2. Esse chileno nunca foi craque!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou uma pessoa violenta, mas fiquei com vontade de espancar o senhor Osório Furlan Jr lendo isso. ahuauhauhauhauh

    Paixões: Elevam alguns, derrubam muitos.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Mr, ficam cegos e perdem a razão. rs

      Abraço

      Excluir