quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Economia se aprende desde a infância

Criança de 10 anos economiza e compra o primeiro carro

O menino guardou as economias durante três anos



Depois de guardar o dinheiro que ganhava do pai e dos parentes, Thiago Morales Berce, de 10 anos, acabou de comprar seu primeiro carro, um Fusca ano 1976. O menino, que mora com a família em Assis Chateaubriand, economizou durante três anos para conseguir realizar o sonho de comprar o veículo.

“Quando o meu pai tinha 13 anos comprou o primeiro Fusca dele. E eu sempre gostei de Fusca e falava para ele que também queria o meu, então ele falou assim: 'Se você juntar dinheiro, você vai conseguir comprar'. E eu comecei a poupar desde os meus sete anos”, conta o garoto.

O pai, Valdir de Souza Berce, é empresário na cidade e diz que sempre ensinou o filho a economizar.

“A gente sempre ensinou ele e a irmã que a gente só tem as coisas quando trabalha e guarda dinheiro. Faz parte da educação deles”, diz.

Valdir também abriu uma conta poupança no banco para que o filho guardasse o dinheiro.

“Sempre que meu pai saía da loja, sobravam moedas no bolso ele me dava, meus primos, primas, todo mundo me ajudou. Minha avó me dava notas de R$ 10 ou R$ 20 e falava ‘compra o que você quiser’, mas eu colocava tudo no banco”, lembra.

O carro custou R$ 2,5 mil e foi comprado sem Thiago saber.

“Ele sempre me perguntava se o dinheiro no banco já dava o valor para comprar o Fusca e quando eu vi que tinha o necessário fui lá e comprei”, conta o pai.

“Meu pai pegou o dinheiro quando eu estava na escola e comprou o Fusca. Quando cheguei ele falou ‘olha que fusca bonito do outro lado da rua, vamos lá ver?’ Quando chegamos perto ele me entregou a chave e disse que era meu. Fiquei muito feliz”, recorda o menino.

http://cgn.uol.com.br/noticia/103482/crianca-de-10-anos-economiza-e-compra-o-primeiro-carro

8 comentários:

  1. Economizou direitinho mas era melhor ter comprado um lote de Cielo, aff. Agora tem um passivo pro resto da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não da um lote, talvez umas 60 CIEL3. rs

      Acho que valeu pelo aprendizado, a evolução virá naturalmente, ele já faz parte da minoria com alguma educação financeira, acho que menos de 25% da população.

      Educação financeira precoce, independência financeira idem.

      Abraço

      Excluir
  2. Mesmo tendo gasto o dinheiro em um passivo como o Uorrem citou, o pai desse muleque tá educando ele da maneira correta. Mostrando o valor do dinheiro, mostrando pro muleque que investindo e poupando ele chega nos objetivos. Tudo bem que queimou os 2.5 paus, isso ai é dinheiro de pinga pra qualquer investimento sério e o muleque tem 10 anos só.

    Esse vai longe. Porra Sardinha, ce tá querendo fazer eu cair nas garras da minha mulher e me fazer ter filho? ahuahuauhauha

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk
      É da hora ter um pivete, Mr Rover, ir moldando e passando seu conhecimento pra ele.
      Mas com total custódia. Se for tipo leasing, e só ser seu quando pagar (pensão), então é melhor ir de Jontex mesmo, sabor limão. hehe

      Abraço, Rover

      Excluir
  3. Legal essa estória, o Brasil seria outro se todos fossem instruídos de berço.

    ResponderExcluir
  4. Se o fusketa tiver filé, ele vende por bem mais.
    Fusca não é carro velho, é artigo de luxo pra alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho, não tem tabela, é pelo estado de conservação, alguns se tornam relíquias e chegam a valer mais que novos.

      Abraço seu Zé

      Excluir