sexta-feira, 26 de junho de 2015

Carteira do Sardinha Atualizada

Composição atual do Sardine's Investment Fund (Fundo Verde é pra fraco).
Fundo sem taxa de administração, gestão transparente e cotistas plenamente satisfeitos. rs
Infelizmente é fechado ao público.







Sempre tentando estabelecer um equilíbrio entre todas as categorias, evitando que um setor nunca sobressaia sobre outro e atinja uma proibição de aportes. Com a recente alta dos FIIs (e que altas!) voltaram os aportes nas ações, até recentemente esse ciclo estava invertido.

















Ações






Algumas empresas com uma dificuldade maior que a outra devido ao atual momento econômico, mas no geral são todas grandes em seus setores e já enfrentaram todo tipo de adversidade. Algumas como CCR, Eternit e Marcopolo estão comigo há anos e não pretendo desfazer de nenhuma delas.





















Empresas diversificada entre vários segmentos. Crescimento e dividendo, cada qual com sua função. Consumo cíclico e não cíclico, financeiro, construção, transporte, bens industriais e utilidade pública convivem de forma harmônica.














Fundos Imobiliários





Todos são ótimos fundos, e como foram comprados de forma agressiva num momento de extrema baixa, a maioria vem entregando rendimentos acima de 1% a.m. Com os semestrais de FIIP e RBRD, no consolidado anual beira 13%, mas é claro que com novos aportes nesse ciclo de alta esse número tende a cair.










No gráfico, lajes corporativas (TRIPLE A) são ligeira maioria, mas na pratica são varejo e logística através dos simétricos FIIP e RBRD e parte do KNRI e HGRE quem lidera o segmento. São ótimos imóveis, ótimos inquilinos, contratos longos e baixa vacância. Como regra de gestão, fundos de papel e fundos de fundo não entram.










Títulos Privados - LCI/LCA










                                                   Confesso que até um passado recente nunca havia ouvido falar e não sabia sequer da existência desses micro-bancos, mas em conversa com a corretora (ai ai ai) foi me passado que são bancos que concentram suas operações em pessoas jurídicas, por isso são desconhecidos da grande maioria, e que antes de terem seus produtos ofertados, passam por uma análise minuciosa da corretora, onde são averiguados os últimos balanços. Hesitei e quase desisti, mas as taxas atrativas da época e principalmente o respaldo do FGC me convenceram do contrario.







LCI  Tricury  taxa 100% do CDI venc 02/2016
LCA Fibra     taxa   99% do CDI venc 02/2016
LCI  Máxima taxa   99% do CDI venc 04/2016









LC / Letra de Crédito


Essa é outra que se não fosse o FGC eu passaria longe. Financeiras carregam um risco muito superior a qualquer banco pequeno, e como compensação o premio risco/retorno aumenta, mas interessante nessas LCs é que possuem liquidez diária.
LC Agiplan taxa 104% do CDI venc 04/2017





Agora é focar nos aportes e torcer para o FGC não ser acionado. rs
Abraço à todos.

17 comentários:

  1. Grande OS,

    Parabéns pelos investimentos! Dá um pulo no meu blog depois e analise a minha futura carteira de FIIs. A sua opinião é muito importante para mim.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS,

      Você considera o KNRI11 mais corporativo ou logístico? E por que?

      Abraços.

      Excluir
    2. IL, no relatório consta distribuição por área de 84,92% logístico e 15,08% escritório, já a distribuição por receita segue a proporção 55,96% escritório e 44,04% logístico, portanto a classificação mais adequada por natureza seria como "fundo misto".

      http://www.bmfbovespa.com.br/sig/FormConsultaPdfDocumentoFundos.asp?strSigla=KNRI&strData=2015-06-05T18:42:31.113

      Dá uma olhada no link acima e aproveita pra contemplar o maravilhoso portfólio desse fundo.
      Na minha opinião o KNRI tem uma das melhores carteiras imobiliárias entre todos os FIIs, é a jóia da coroa. rs

      Abraço

      Excluir
  2. Tenho a maioria desses fiis. Porque o preconceito com fii de fundo e de papel?
    JB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fundos de fundo = administração em dobro.

      Papel, salvo um desconto P/VP muito significativo, pra mim não faz sentido ter papel de renda fixa englobada em fundo variável, só iria engrossar mais o % de RF. Talvez eu tivesse o JSRE, que tem o maior desconto e possui papeis de qualidade, mas por enquanto vou ficando com minha papelada sem taxas.

      Abraço

      Excluir
  3. Mt bom sardinha. Pretende compratilhar as rentabilidades historicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, Uó, acabando o semestre e nas próximas eu coloco.

      Abraço

      Excluir
  4. Olá OS

    Ótima carteira, também fico com medo desses micro bancos, acabei comprando um LCI e um CDB e também fiquei um pouco assustado depois que comecei a entender mais sobre o assunto.

    O negócio é rezar para nenhum quebrar e a gente ficar com o dinheiro parado, esperando o FGC resolver pagar. Ainda se ele devolvesse no mesmo mês ou algo assim, mas vi relatos de gente que teve de esperar 4 meses e até mais para receber o dinheiro de volta.

    Depois que vencer o meu LCI e o CDB pretendo ficar longe!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gabriel, por isso que mesmo com o FGC eu procurei diversificar em várias instituições minimizando ao máximo qualquer problema, somente com uma quebra generalizada eu sofreria um maior impacto. Sobre o reembolso, realmente houve uma demora pela dificuldade em localizar os donos dos títulos, pois das vezes em que o FGC foi acionado não haviam registros no Cetip/Certifica, daí a importância de verificar se seu banco/corretora é credenciado e faz esse registro em seu nome.
      http://www.cetip.com.br/CetipCertifica

      Abraço

      Excluir
  5. Muito boa a sua carteira, estarei acompanhando.

    Um super abraço

    ResponderExcluir
  6. Operador Sardinha, talvez a presença de ITAU ou BRADESCO, completaria sua bela carteira de ações.

    Grande abraço, sucesso!
    RKinvestimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Bagual, tenho maior arrependimento de não ter comprado BBDC3 nos 26, tava na minha cara e não comprei, mas venho sempre comprando BBAS, prefiro abaixo de 22 mas enquanto não chega eu vou em velocidade de cruzeiro.

      Abraço

      Excluir
  7. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir