terça-feira, 17 de junho de 2014

O início do mané - parte II

"O mercado, ao contrário de Deus, não perdoa aqueles que não sabem o que fazem"  W.Buffett.



Bolsa de Valores é uma selva. 
Você não entraria na selva sem antes procurar saber o que pode encontrar lá. Pelo menos levaria um rifle, munição, lanterna, bússola, e no mercado é a mesma coisa,  preparação é o básico. Em ambos os casos, tanto na selva quanto no mercado, você pode sair seriamente mutilado, em casos mais extremos, até o game over, daí já era irmão.
Descanse em paz.
É muito caro ser ignorante, mas o iniciante mané é mentalmente preguiçoso. 
Lê alguns artigos na internet sobre análise técnica e fundamentalista e com isso acredita que está apto para investir de forma correta, compra ações de empresas que não valem nada,  mas num mercado altista, o mané ganha dinheiro e fica com sensação de ter o controle do mercado, quando na verdade não sabe o que está fazendo.

Com a crise econômica na União Européia em 2010, todas as bolsas do mundo apresentaram forte recuo. Sardinhas que entraram na alta do ano anterior e nunca passaram por esse cenário, enfrentariam agora uma nova e assustadora realidade.

Eu e o Sr. Miyagi da postagem anterior, vinhamos alternando pequenos ganhos com altas perdas, os "trades" eram  cada vez mais desanimadores, e a situação dele era bem pior que a minha, pois tinha a mulher dele também quebrando a cara, porém talvez por intuição de mãe, mulher, sei lá, fazia burradas em menor escala que o sardinha arrimo da casa.
Enquanto criávamos as técnicas mais absurdas, íamos devolvendo nossos lucros. 
Ele agora iria vender seu pequeno comércio, não em razão das perdas na bolsa, (assim ele disse) mas para financiar um caminhão zero e colocar numa transportadora para frete, o cara tinha umas neuras de dar a grande tacada, vivia tentando tudo ao mesmo tempo.
Ele se mudou e eu nunca mais iria vê lo.

Mais tarde,  em 2011, encontrei com um cara que tinha sido funcionário do Sr. Miyagi e me revelou algo surpreendente, no próximo post eu comento sobre isso.

Enquanto isso, eu continuava sardinhando no meio dos tubas.
Abaixo reproduzo essa trajetória descrita com maestria pelo nosso amigo Bastter.

A Trajetória do sardinha deslumbrado na bolsa

1 - Não tem a mínima idéia do que seja bolsa ou renda variável e não tá afim de estudar afinal é esperto
2 - Resolve frequentar um fórum de bolsa
3 - Lá ta um histerismo que a ação MERD4 vai bombar
4 - MERD4 ta 0,13 e os analistas, gurus de fórum, etc estimam que vá no minimo a 2,30 em duas semanas
5 - Compra 1000 reais de MERD4

6 - Não planeja nada, não sabe o que ta fazendo, não sabe nem o que MERD4 produz, não tem plano, não tem alvo de lucro, não tem stop, não tem nada
7 - MERD4 vai a 0,23 e sai um boato que a APPLE vai comprar MERD4
8 - Coloca mais 10.000 reais em MERD4
9 - MERD4 vai a 0,55 e o Sardinha deslumbrado sem plano ta ganhando um dinheirão mas como só interessa ficar rico em um trade, ao invés de realizar o lucro ele coloca mais
10 - Vende a Casa, pega dinheiro emprestado, vende a mulher e os filhos e coloca tudo em Termos de MERD4
11 - MERD4 vai a 0,79 e Sardinha deslumbrado ta ganhando de montão mas ainda assim não realiza porque já largou o emprego para viver de MERD4 então tem de ganhar nesse trade para nunca mais trabalhar.
12 - Sai um boato que MERD4 vai entrar para o IBOV
13 - MERD4 cai para 0,65
14 - Não tem problema é apenas uma realização saudável
15 - MERD4 cai para 0,58 a ainda dá para sair no lucro mas como sardinha deslumbrada tava ganhando muito mais não vai sair agora
16 - MERD4 cai para 0,43 e ainda da para sair no zero a zero mas isso sardinha deslumbrada não quer e aliás ele não tem isso no planejamento, o único plano dele é ficar rico neste trade.
17 - MERD4 cai para 0,30 - Assim não pode, assim não dá, isso é manipulação dos Tubas! Mas a mim eles não vão pegar. A este preço eu não vendo! Depois vão comer na minha mão quando voltar a subir! Não sou otário de vender a estes preços.
18 - MERD4 cai a 0,25 e Sardinha deslumbrada não tem mais margem então a corretora zera os termos e todas as operações alavancadas sobrando só a parte comprada na ação.
19 - MERD4 cai a 0,17 mas não tem problema porque agora sou investidor e a empresa é muito boa.
20 - Sai uma notícia que MERD4 não produz nada há 18 anos, é apenas uma CNPJ e seus donos estão presos no Paquistão.
21 - MERD4 cai a 0,08.
22 - Sardinha deslumbrada diz, agora não vendo mais, vão morrer comigo!
23 - Sai uma noticia que MERD4 vai ser reestruturada, com nova direção e trabalhar em um novo segmento do mercado.
24 - Sardinha deslumbrada fica exultante com a notícia, o histerismo no fórum volta então ele resolve pegar sua ultima reserva e fazer PM
25 - MERD4 dá uma puxada até 0,30 e Sardinha Deslumbrada pode sair no lucro na ação mas quer recuperar o prejuízo dos termos então não sai, alem do mais com a reestruturação da empresa o céu é o limite!
26 - MERD4 cai para 0,22
27 - Tão derrubando para comprar mais barato. Os tubas só souberam agora da resstruturação então eles estão derrubando para comprar de montão mais barato e depois o papel vai disparar
28 - MERD4 cai para 0,15
29 - Começou a roubalheira de novo!
30 - Sardinha deslumbrada se junta com um grupo de amigos do fórum histérico e desenvolvem uma estratégia infalível para o papel subir que é convencer a todos a tirar as ordens de venda da pedra para ferrar com os Tubas.
31 - MERD4 cai a 0,07
32 - Agora sou Holder, nem olho mais a cotação!
33 - MERD4 vai a 0,03
34 - A CVM não vai fazer nada não????
35 - MERD4 vai a 0,02 de onde não sai nunca mais.
36 - Sai notícia que o Banco FUIMASNÃOVOLTEI vai aumentar sua participação na empresa
37 - CVM abre investigação sobre as operações com a empresa
38 - MERD4 está em um canal entre 0,02 e 0,03. Analistas Técnicos do Fórum Histérico traçam um FIBO que projeta o papel a 38 reais.
39 - Sardinha deslumbrado estuda alternativas para recuperar o prejuízo
40 - depois de muito pensar, decide pela melhor estrategia:

Recuperar o prejuízo que teve em MERD4, comprando BOST3

Agora Vai!
____________________________________________ 
Texto original: Mauricio Hissa (o Bastter).








2 comentários: