domingo, 15 de junho de 2014

Onde tudo começou, o início do mané

Olá pessoal, sou o Operador Sardinha, opero de forma amadora desde 2009 e através desse blog vou narrar um pouco sobre meus erros de sardinha deslumbrada e mané na Bolsa. Isso é muito comum em principiantes e acabam expulsando muitos investidores.

Um pequeno resumo do meu começo nessa primeira postagem.

Tive a infelicidade de começar a operar em pleno bull market, o mercado se reerguia da crise sofrida no ano anterior e tudo subia, não interessava o segmento, empresas boas e ruins escalavam topos lado a lado.

Um amigo sardinhão já operava havia uns 6 meses e cogitava até em largar o emprego, ganhava dinheiro a rodo, estava totalmente deslumbrado e contagiava a todos com seus ganhos, inclusive sua mulher, que cresceu os olhos nos ganhos do marido e abriu uma conta só pra ela na corretora,  se revezava entre afazeres domésticos e trades, um olho na panela e o outro no home broker. Putz...

Eu perguntava como aquilo funcionava e ele respondia que era fácil, não tinha segredo algum, era só comprar e vender, um comercio como outro qualquer, e se eu tivesse interesse em operar ele prontamente me ajudaria apesar de achar desnecessário visto a simplicidade do negocio.
A estratégia era sempre a mesma, compra por 10, vende por 11 em poucos dias, recompra lá embaixo novamente e assim sucessivamente até morrer.
Com um "mestre" vitorioso na retaguarda, porque eu ficaria de fora dessa?

Tâmo junto, irmão!


A primeira operação


Era o mês de outubro, tinha acabado de ser demitido após um corte enorme de funcionários, fruto ainda da crise do ano anterior, mandei correndo a documentação para a corretora, não tinha tempo a perder, cada dia sem operar é dinheiro que deixava de ganhar.
Pra piorar (será que era mesmo?), a corretora embaçava para liberar o HB e a Caixa Econômica entrou em greve, retendo meu saldo no FGTS e a multa de 40%.
Enquanto aguardava, torcia para não enlouquecer e ouvia atentamente as "instruções" do Sr.Miyagi.



Depois de uma semana,tudo ok, HB a disposição, grana liberada pela Caixa  já na corretora, era hora de tirar a virgindade investidora desse pobre escriba que vos escreve, e como tal, vivia um mix de afobação, euforia e inexperiência.
A dica do "professor" era USIM, era a que ele operava no momento, e eu estava viajando no HB, liguei pra ele e perguntei:
-Qual USIM? Tem a 3 , 5 e 6.
Ele:
-Não lembro bem agora, tô no trabalho, mas acho que é a 5. Quanto que tá a 5?
Eu:
-41.
Ele:
-Então é essa mesmo,tô falando pra você, peguei ontem por 40. Pega logo essa porra, ela sempre bate em 45 e retorna pra 40.
O mestre falou, tá falado.(ou falido) 
Comprei 1k de USIM5.

O primeiro ganho


Poucos dias depois estava eu feliz da vida, tinha ganho 4k em pouco tempo e sem nenhum esforço, era muito mais o que ganhava por mês trabalhando feito um escravo.
Porque não conheci essa máquina de fazer dinheiro antes?
 Agora estava livre, não precisava mais acordar cedo e trabalhar feito um eunuco casto, chega de ajudar os outros a serem ricos, agora EU vou ficar rico. 
O "mestre" Miyagi também tinha encerrado a operação com um lucraço  e agora estudava outros trades, vendo minha empolgação ele ria e falava quase aos berros:
-Eu não falei? Eu não falei? "Yo soy yo"! Mané!
Realmente ele tinha razão; eu era um verdadeiro mané!
Aliás, nós eramos manés, deu certo por pura cagada!

Se desse tudo errado, talvez a estória seria outra.
A pior coisa pra um sardinha, é ganhar de cara e sem saber porque, ganhar fazendo bobagem.
Mas eu não queria nem saber, não queria nem me aprofundar no assunto, achava aquilo tudo muito careta.
Achava que dando lucro tava bom.
 Pra que estudar a bagaça? Não tem como perder vendendo mais caro do que se compra, até um bebê faz isso, e blá blá blá e coisa e tal..

Será mesmo?

















Se liga, vacilão!
O dinheiro não aceita desaforo.

No próximo post eu conto mais.

Abraço a todos!

6 comentários:

  1. Esse é o motivo de termos cada vez menos cpf na bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, amigo, falta de educação financeira.
      Abraço

      Excluir
  2. Operador Sardinha,

    Seu relato deve ser a realidade da iniciação da maioria das pessoas que entram na bolsa!

    Aguardo os próximos episódios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, IC, e essa iniciação saiu caríssima pra mim, hehe.
      Abraço

      Excluir
  3. krl, esses 41k em USIM foi all-in???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que foi, já dá pra ter uma noção do grau da minha xtreme kbacisse.

      Excluir