terça-feira, 22 de julho de 2014

1,32% ao mês

Sim, 1,32% ao mês, e o melhor, totalmente líquido, livre de qualquer tributo, é o que promete a Mutual Investimentos, empresa de consultoria e serviços financeiros situada em Santa Cruz do Sul – RS. Sua atividade consiste em captar valores por meio de contratos de mútuo, oferecendo rendimentos que superam outras modalidades como poupança, CDBs e outros.


Segundo a empresa:
Nosso negócio consiste em captar valores para investimento, através de contratos de mútuo. Os contratos de mútuo são operações celebradas entre as partes em que o mutuante (investidor) repassa a mutuaria (empresa) valores para investimento. O mutuante tem total liberdade para definir o investimento inicial e o período de aplicação. Os contratos poder ser de curto ou longo prazo, o investidor é quem decide.

A Mutual – EL Consultoria e Administração Financeira Ltda. trabalha somente contratos com taxa pré-fixada. Isto é, no momento da aplicação o investidor já sabe qual será o montante que receberá no término de seu contrato. Para saber sobre as taxas praticadas, recomenda-se a consulta prévia da tabela vigente no período, divulgada pela empresa.

Esta modalidade de investimento traz uma série de vantagens ao investidor, tais como:
- Retorno garantido;
- Não há valor mínimo para investimento;
- Opção de resgates mensais;
- Duas datas para resgates;
- Possibilidade de resgate total a qualquer momento.

No FAQ encontra-se isso:

O investimento é garantido?
Sim. Todo investimento realizado conta com a garantia de remuneração e devolução por parte da empresa. A Mutual inclusive incentiva os investidores a programarem seus resgates no momento da aplicação.

Não preciso pagar imposto?
A legislação vigente prevê cobrança de imposto de renda sobre os rendimentos de sua aplicação. Esta cobrança varia conforme o prazo. Atualmente, as alíquotas são as seguintes:
– 22,5% (vinte e dois inteiros e cinco décimos por cento), em aplicações com prazo de até 180 (cento e oitenta) dias;
– 20% (vinte por cento), em aplicações com prazo de 181 (cento e oitenta e um) dias até 360 (trezentos e sessenta) dias;
– 17,5% (dezessete inteiros e cinco décimos por cento), em aplicações com prazo de 361 (trezentos e sessenta e um dias) até 720 (setecentos e vinte) dias;
– 15% (quinze por cento), em aplicações com prazo acima de 720 (setecentos e vinte) dias.
Independente do prazo aplicado, a Mutual se responsabiliza por fazer o recolhimento do imposto, conforme a exigência legal. Para não prejudicar o investidor que deseja manter sua aplicação por poucos meses, a empresa pratica a mesma taxa de remuneração líquida.


Parece bom demais pra ser verdade.

Mas toda vez que leio que o investimento é "garantido", saio correndo e confiro se minha carteira ainda está no bolso, a começar pelo site bastante amador para uma instituição financeira, a impressão que tive/tenho é que se trata apenas de uma empresa comum de consultoria e não uma instituição autorizada e supervisionada pelo Banco Central, e sendo assim não há qualquer garantia do FGC em caso de quebra, outra dúvida é, de onde viriam os recursos no cenário em que todos investidores resolvessem resgatar ao mesmo tempo e antecipadamente?  Por mais idônea que seja, não ponho minha mão no fogo.

E você, tem coragem?

22 comentários:

  1. O único investimento garantido é a poupança.

    ResponderExcluir
  2. Contrato de mútuo é roubada, tem que começar com pouco e ir aumentando com o tempo.

    ResponderExcluir
  3. ``garantido```- fechar uma empresa -dar calote é mais fácil do que comprar pão...

    Eu não colocaria salvo tivesse alguma outra garantia...

    1.32% é mais de 16% ao ano, porque uma empresa pagaria isso? A juros pelos bancos de 12% para linha empresarial.. E se for pelo BNDS já viu.... 8% para menos dependendo do setor..

    Enfim, não faz sentido, apenas se a empresa quiser investir em um projeto que é arriscado e banco nenhum quer liberar o dinheiro, ou a empresa quer pegar um limite maior do que o banco emprestaria...

    Agora se o banco limita um valor... é por segurança, dai vem nos Sardinhas e emprestamos o que o banco se precavia??

    Garanto que tera gente ``investindo``....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Também acho, GT, deve ser tipo um braço de alguma financeira abutre que socorre empresas em dificuldade e restrições ao crédito, que no desespero de se reerguer e tomar fôlego, se sujeitam a pagar caro, com esse alto risco, a financeira se previne com clausulas de penhora de bens e espera a empresa com a corda no pescoço chutar o banquinho.

      Excluir
  4. OS,

    Tem pouca cara de golpe em?! Rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Esse negócio de 1,32 % ao mês é coisa de bicha! Homem que é homem oferece 5% ao mês.

    ResponderExcluir
  6. Nossa... eu já vi essa empresa e passei dias fazendo contas e contas con cifrão nos olhos!!!! Mas como minha realidade hoje é pagar dívidas, e não investir, está nos meus favoritos para averiguação posterior.

    Não havia encontrado nenhum blog que falasse bem sobre ela e o fato de não ter aquelas 3 letrinhas (FGC) me fez ficar com um pé atrás. Obrigada, Sardinha!!! Salvou meu futuro suado dinheirinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MB, a garota da tatuagem. rs

      Eu não encaro um negócio desse, sem o FGC é pior ainda, queria conhecer alguma alma que colocou dinheiro nisso.

      Abraço

      Excluir
    2. Eu apliquei e resgatei sem problemas.
      Inclusive fiz outra aplicação

      Excluir
    3. De vez em quando tenho vontade de aplicar uma merreca só pra experimentar, talvez ano que vem faço isso.

      Excluir
  7. Prefiro fazer oral em GP do que colocar 100lão nessa "brincadeira" ai. ahaahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo naipe, roleta russa com 2 balas no tambor. kkk

      Abraço

      Excluir
  8. :)))) Vejam o Vídeo: No vídeo nos 4:04 este Felipe Eduardo da Silva não tem cara de quem entende de investimentos. hihihi.

    Tem mais cara de jogador de futebol e tomador de cerveja todo o fim de semana no botequim do bairro falando sobre vascão e flamengo.....ou segurança de porta de Boate.

    ResponderExcluir